O Sistema Aeromovel funciona em via exclusiva e segregada, com tecnologia baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética para um duto incorporado à via elevada.
Os ventiladores são instalados dentro das estações e são acionados por motores elétricos. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixa ao veículo, que se move por rodas de aço sobre trilhos ferroviários.
A via elevada é composta por vigas e pilares pré-fabricados, permitindo uma montagem rápida e descomplicada. Apresenta flexibilidade construtiva, adaptável na malha urbana pré-existente. A obra do Sistema Aeromovel não interfere na vida cotidiana dos cidadãos.
O veículo caracteriza-se pelo reduzido peso morto, sobretudo por não ter a bordo os equipamentos associados à propulsão. Através de uma parceria entre Aerom e Marcopolo, foi desenvolvido o veículo Geração 6. Resultado de intenso investimento em P&D, o veículo Geração 6 apresenta as mais avançadas características de tecnologia e design, que proporcionam conforto, segurança e modernidade aos usuários, mantendo a robustez e alto ciclo de vida do sistema.
Os veículos da Aeromovel não são tracionados por suas rodas, como em outros sistemas Automated People Mover (APM). Em vez disso, os veículos são passivos, sendo impulsionados externamente por meio do controle da pressão e vazão do ar dentro do duto de propulsão. Isto é realizado através de ventiladores estacionários de velocidade variável e de válvulas de controle de fluxo de ar, demonstrando a vantagem do sistema em comparação com os sistemas tradicionais da indústria metroferroviária, que são severamente limitados quando se trata de acelerar, frear, vencer aclives e se inscrever em curvas de pequeno raio, além da economia de energia em relação aos sistemas APM tracionados por pneus de borracha, que possuem elevado atrito com a via.
O termo monotrilho é erroneamente utilizado para referir-se à tecnologia Aeromovel. O monotrilho é um modal de transporte que se desloca sobre uma única viga de concreto, em via elevada, com motor a bordo e tração por pneus de borracha. Já o Aeromovel, embora também trafegue em via elevada, possui uma tecnologia de propulsão patenteada exclusiva, deslocando-se com rodas de aço sobre dois trilhos de aço. O veículo caracteriza-se pelo reduzido peso morto, sobretudo por não ter a bordo os equipamentos associados à sua movimentação.